Como criar metas e objetivos alcançáveis

Imagem: pesquisa Google

Como vai, Virtuosa?
Atendendo à pedidos e muito feliz por isso, escrevi este post para falar sobre como realizar os projetos pessoais e/ou profissionais com com êxito.
Muito se lê sobre como criar metas e objetivos mas nem sempre é tão fácil concretizá-los. Conheço algumas mulheres que começam e não terminam, acabam se frustrando e desistem. Todavia, é necessário que a pessoa descubra o que a está atrapalhando nessa caminhada rumo à concretização de sonhos. Vejamos:

Objetivo e meta são diferentes

Um objetivo, é onde você quer chegar. É  o fim em si mesmo em algo que desejamos. Meta são as atitudes a serem tomadas até a chegada no objetivo. Exemplo:

Digamos que o seu objetivo seja emagrecer. Metas serão os quilos a serem perdidos a cada período de tempo até que você chegue ao peso desejado.

OBJETIVO: EMAGRECER 6 KG
META: PERDER 1KG À CADA SEMANA, DURANTE 6 SEMANAS.
PLANO DE AÇÃO: SEGUIR À RISCA A DIETA DA PROTEÍNA E CORRER SEGUNDA, QUARTA E SEXTA, DAS 08 ÀS 08:45h.

Veja que a meta especificada é muito mais fácil de seguir. O segredo das pessoas que realmente conseguem realizar seus planos é especificar um plano de ação e segui-lo à risca.

Tenha disciplina

Tá certo, não é fácil. Hoje em dia as distrações são inúmeras e algumas de nós, além de cuidar da casa, marido, filhos, ainda trabalham fora. No entanto, temos um Deus que tudo podes e está disposto a nos ajudar.
"Vejam! O braço do Senhor não está tão curto que não possa salvar, e o seu ouvido tão surdo que não possa ouvir". Isaías 59:1
Primeiramente você precisa criar um compromisso consigo mesma. Crescer em qualquer área da sua vida vai depender do seu querer. Sair da zona de conforto e se esforçar para que você cumpra os passos para as realizações é o mínimo para que um dia você se orgulhe que conseguiu chegar onde tanto gostaria e ainda ser inspiração para outras pessoas!
Habitue-se a executar o que foi proposto sem preguiça e com disciplina. Se para realizar seu sonho for preciso, por exemplo, estudar 4 horas por dia, durante 5 dias, não se permita diminuir o ritmo. Comprometa-se com o seu sonho.

Foco

O que mais temos ao nosso redor são coisas capazes de nos distrair e nos tirar do foco. Smartphones são mestres nisso. Com notificações de redes sociais sinalizando a toda hora, acabam sendo um instrumento para nos impedir de dispensar toda a nossa atenção ao que estivermos fazendo... por isso, quando estiver executando algo em direção ao que você deseja, tire a internet do celular e deixe-o somente no vibracall. Assim, você poderá visualizar as ligações e só atender as prioridades.

Imagem: pesquisa Google

Cumpra uma meta de cada vez

Digamos que você decidiu melhorar a sua autoestima e isso inclui melhorar a aparência. Viu que está acima do peso e que emagrecer é a sua prioridade. Faça uma lista do que será preciso para se sentir melhor, mais bonita e com mais saúde. Após isso, vá cumprindo os pontos um a um. E lembre-se cada ponto deverá ter o plano de ação específico como dei exemplo no começo do post.

Darei mais um exemplo agora:
Imagine que você queira abrir um negócio e ter uma renda extra ou até mesmo viver desse negócio:
No momento, você está apenas na vontade e não sabe por onde começar. Primeiro você vai:

  • Pesquisar o negócio pretendido
  • Conversar com pessoas do ramo
  • Investigar o valor para investimento inicial
  • Fazer networking
  • Cursos de especialização
  • Definir se será um negócio local ou on line...

Como você pode ver, existe sempre uma ordem para cumprir. Executar uma de cada vez ajuda a não fazer confusão e fica mais fácil a visão de onde você está e pra onde quer ir.

Desenvolvendo seu ministério

Caso seu objetivo seja ministerial, imagino que esteja planejando fazer um seminário teológico, etc. Neste caso, será interessante:

  • Verificar junto à sua igreja se existe turma de seminários teológicos no local. Caso não, verifique a se a igreja próxima possui e se é derivado de uma boa instituição de ensino.
  • Converse com o coordenador do curso sobre os documentos e parâmetros necessários para você se matricular e quando será a abertura da próxima turma.
  • Pergunte os valores das mensalidades e faça um planejamento financeiro. Ex.: Se a mensalidade for R$150,00, você já sabe que o semestre custará R$900,00. Se a inscrição ainda não está aberta, comece a guardar uma quantia para já garantir o ingresso ao seu objetivo. 

Para te ajudar bastante a realizar seus projetos, estou disponibilizando gratuitamente uma planilha para que você imprima e registre o seu plano de ação para chegar lá. Clique aqui para baixar. Não esqueça de me contar como está sendo a experiência. Torço por ti!

"Tu orarás a ele, e ele te ouvirá; e pagarás os teus votos.
Também determinarás algum negócio, e ser-te-á firme, e a luz brilhará em teus caminhos."  Jó 22:27-28

Um abraço carinhoso,
Deus abençoe!
Pastora Carlucia.

Comentários

  1. Amém glória Deus que maravilha já está tudo anotado no meu caderninho obrigada lindona que estudo maravilhoso bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Lindalva, que anotou! Já posso ver pela fé, a sua vitória! Glória a Deus!
      Beijos!

      Excluir
  2. Olá! Estou amando as matérias....
    Minha dificuldade tem sido com a administração do trabalho doméstico e organização da casa :(
    Tenho 2 meninos e estou grávida de 1 linda princesa que chegará em Janeiro.
    Bjs e fique com Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bênção, Fabiana! Aqui no blog tem o tópico sobre organização e fala também sobre organização da casa. Que Deus abençoe a sua linda família cada vez mais! Seja muito bem-vinda por aqui! Abraços, a paz de Cristo!

      Excluir

Postar um comentário

Sejam bem-vindos! Obrigada pela visita!