Suflê de Chocolate

Receita de suflê de chocolate.  Algumas dicas podem salvar o seu suflê da queda. Confira aqui como fazer esta sobremesa clássica que nunca sai de moda.:

Ingredientes
180 g de chocolate meio amargo 
4 colheres (sopa) de licor (de sua preferência), café forte ou água
4 colheres (sopa) de manteiga 
1/4 de xícara (chá) de açúcar 
3 gemas 
5 claras 
manteiga e açúcar cristal para untar e polvilhar

Modo de Preparo
1. Preaqueça o forno a 190 ºC (temperatura média). 

2. Com um pincel (ou papel-toalha), unte com manteiga a lateral interna de cinco ramequins individuais (ou outra tigelinha refratária de borda alta) e polvilhe com açúcar cristal. Se preferir, use apenas um refratário grande de borda alta. Leve ao congelador. 

3. Sobre uma tábua, pique o chocolate. 

4. Transfira o chocolate picado para uma tigela refratária e junte o licor. Derreta o chocolate no micro-ondas ou, se preferir, em banho-maria, mexendo sempre. Para fazer o banho-maria, leve uma panelinha com um pouco de água ao fogo médio. Quando ferver, desligue e encaixe a tigela refratária com chocolate. A água não deve encostar no fundo da tigela, pois o calor do vapor é suficiente para derreter o chocolate. Assim que derreter, retire a tigela da panela, com cuidado para não se queimar. 

5. Retire o chocolate do micro-ondas ou do banho-maria, adicione a manteiga e misture bem.

6. Leve um pouco de água para ferver, pois o suflê será assado em banho-maria. Ou seja, os ramequins vão para uma fôrma com água quente e a fôrma, para o forno.

7. Na batedeira, bata o açúcar e as gemas até obter um creme branco e homogêneo. Junte essa gemada ao chocolate e misture bem com um batedor de arame.

8. Lave e seque muito bem a tigela e as pás da batedeira para bater as claras em neve. Atenção para o ponto: se as claras ficarem muito firmes, o suflê vai ressecar. Comece batendo em velocidade baixa e, quando espumar, aumente para média. Assim que as bolhas de ar próximas da parede da tigela sumirem e as claras ficarem marcadas pelo batedor, está pronto. 

9. Na tigela com o creme de chocolate, adicione 1/3 das claras em neve e misture rapidamente. Incorpore o restante das claras e mexa delicadamente, fazendo movimentos de baixo para cima. Mas atenção! Este passo deve ser feito sem demora para que as claras não murchem antes mesmo do suflê sair do forno.

10. Preencha o ramequim com a massa de suflê até escorrer. Nivele passando uma faca (com o corte para cima) para retirar o excesso. Passe a ponta do dedo polegar por toda a borda interna para retirar um pouquinho mais de massa - isso ajuda o suflê a crescer retinho. Repita com os outros ramequins.

11. Coloque os ramequins na assadeira, leve ao forno preaquecido, e regue a assadeira com a água fervente, sem deixar respingar na massa de suflê. A água deve, no máximo, preencher a assadeira até a metade. Feche o forno e deixe assar por 15 minutos. Caso esteja usando um único recipiente grande, deixe assar por 30 a 35 minutos. Retire do forno e sirva imediatamente. Na hora de comer, faça um buraco no centro do suflê e regue com creme de leite fresco a gosto ou coloque uma colherada do seu sorvete favorito.


Comentários